Artigos Downloads Cursos Deutriex

terça-feira, 30 de setembro de 2008

U-HDTV: Para além da alta definição

Nos tempos de TV Digital, a resolução está limitada em no máximo de 1.920 x 1.080 pixels, contra a veterana TV analógica, de 640 x 480 pixels e som de 5.1 mais podemos ir além? Podemos! leia a seguir:




Cientistas da TV estatal japonesa (NHK) criaram há pouco mais de dois anos aquela que, talvez, seja a televisão de maior qualidade visual já desenvolvida na história. Seu nome: Ultra High Definition Television (U-HDTV), que permite a ampliação de imagens para monitores de até 11 metros de diagonal.

As imagens da U-HDTV são formadas por 4.320 linhas de 7.680 pixels, o que dá um total de 32 milhões de pixels. Para se ter uma idéia do avanço que ela significa, vale lembrar que a televisão de alta definição de hoje (HDTV) tem 1.080 x 1.920 pixels, ou seja, cerca de 2 milhões de pixels. São, portanto, 16 vezes mais pixels ou informação visual em suas imagens.

O som multicanal de 24 canais (22.2) é o mais realista e envolvente já produzido pela tecnologia. Basta lembrar que o surround dos melhores home theaters tem seis canais (5.1).

U-HDTV se destina a grandes espetáculos e usos profissionais e não a substituir a TV digital doméstica de 1080 pixels de nossos dias - concebida para telas menores e pequenos ambientes.

As imagens da U-HDTV nos dão uma sensação jamais experimentada diante de outras formas de comunicação eletrônica. Por isso, suas demonstrações produziram impacto em todos os que conseguiram um lugar na sala de projeção, no Nab Show (evento da National Association of Broadcasters, realizado em abril, em Las Vegas).

Hirokazu Nishiyama, diretor da NHK e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da U-HDTV, disse em entrevista exclusiva ao Estado, em abril deste ano, que o maior objetivo desse projeto é "criar no espectador a sensação de estar imerso na própria cena". A essa experiência, ele chama de Tele Sense: a sensação de estar lá, como parte integrante das cenas, dentro da imagem.


Fonte: Estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.