Artigos Downloads Cursos Deutriex

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Malbolge: a linguagem do Inferno


OK. Programar é difícil, se não houver vontade de aprender. Mesmo querendo aprender, linguagens como COBOL e C podem ser difíceis, mas há uma certa linguagem, que eleva isso à décima primeira potência: Malbolge.

A Malbolge foi arquitetada de forma que jamais fosse possível escrever nela um programa útil. Sério!
Vamos dar um pequeno exemplo da complexidade dessa linguagem:

Abaixo, um código que em Java, exibe Hello world! na tela(coisa básica):

  System.out.println("Hello world!"); 

Relativamente simples, embora eu não tenha colocado a inicialização de classes e métodos. Agora, o Hello world! em COBOL:

DISPLAY "Hello world!". 

É claro que na verdade, em COBOL, temos que criar as divisões e tal, e isso ocupa muito espaço, mas no fim, vemos uma certa lógica. Agora, o Hello world! em Malbolge.

('&%:9]!~}|z2Vxwv-,POqponl$Hjig%eB@@>}=< m:9wv6wsu2t|nm-,jcl(i&%$#" `cb]v?tx< uvtt`rpo3nlf.jh++fdbcba@?]!~|4xzytt43qsqq(lnmkj"fhg${z@="">


Isso mesmo. Aliás, a Malbolge é tão difícil que o primeiro programa demorou dois anos para sair (depois da publicação dessa linguagem), e ele nem foi feito por um humano.

99 Bottles of Beer

Esse programa foi feito por um outro computador, usando o Malbolge, e serve para exibir um pequeno loop (coisa que no Java, não teria nem 30 linhas).
Apesar de ser famoso por ser o único programa de verdade em Malbolge, não é tão útil.

Enfim, fique longe dessa linguagem, porque além de difícil, o nome dela deriva de uma parte do Inferno no épico de Dante Alighieri, Divina Comédia, ou seja, é intencionalmente absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.