Artigos Downloads Cursos Deutriex

terça-feira, 6 de março de 2012

Curso Java: Aula 001 - "Olá mundo" e comentários


Olá! Seja bem-vindo à primeira aula online do curso de Java do blog!
O intuito deste curso será ensinar as tarefas básicas a futuros programadores, e para isso, tentarei utilizar uma linguagem simples e objetiva.
Antes de mais nada, você deve se certificar que tem os pacotes de desenvolvimento Java(que podem ser baixados aqui, sendo que o arquivo tem cerca de 130Mb), e posteriormente, deve baixar um compilador, que o ajudará a organizar, testar e fatorar os aplicativos que criar. Há dois compiladores principais: o NetBeans e o Eclipse, mas por questões pessoais, prefiro o NetBeans, então é ele que será usado para a aula(note que apesar dos compiladores terem uma interface diferente um do outro, isso não afeta em nada a programação em si). Para fazer o download do NetBeans, clique aqui.


Interface do NetBeans
Antes de começarmos a criar o código, temos de abrir o NetBeans. Apenas execute o atalho que surgiu na sua área de trabalho após a instalação e espere o programa abrir.
Como é um programa para desenvolvedores que utiliza vários recursos ao mesmo tempo, o tempo de carregamento é longo.
Após abrir o compilador, devemos criar um projeto, que é, basicamente a estrutura da aplicação que pretendemos criar.
Selecione "Java">"Aplicação Java" e clique em "Próximo" para proceder.
Agora, como sabemos, criamos um projeto, que é um método físico de organizar todos os dados da aplicação. Mesmo que você crie um jogo, por exemplo, com milhões de linhas de código, um jogo ainda será apenas um projeto, então lembre-se que o projeto é a base primordial para tudo aqui em Java.
Como este é nosso primeiro projeto e queremos ir por partes, não criaremos classes individuais ainda.
A próxima janela aberta deverá ser assim:
Por enquanto, deixe os campos "Criar classe principal" e "Definir como projeto principal" marcados. E ignore o aviso em vermelho na imagem.
O nome da classe que acabamos de criar é muito importante, pois todas as referências a esta classe serão feitas com este nome. Preferimos que coloque OlaMundo, agora, para facilitar as coisas, mas pode colocar qualquer nome se quiser.
Ao criar uma classe principal, estamos dizendo que essa classe será a classe executada inicialmente em testes. É possível criar uma classe principal manualmente, mas deixemos isso para depois.
Ao definir como projeto principal, selecionamos este como o projeto padrão, e assim, toda vez que abrirmos o NetBeans, o projeto principal estará lá, pronto para ser editado.

"Olá mundo!"
OK. Acabou a parte fácil. Vamos programar!
Todos os códigos devem ser colocados na área abaixo do //.
Antes de mais nada, apenas digite(e não copie, afinal você tem que treinar os dedos) o seguinte código:

System.out.printIn();

Por enquanto, está simples, mas vamos entender o que acabamos de programar:
System é o método de usar algo do sistema no qual você está trabalhando. Não entendeu? Espere um pouco que fará sentido;
out é o comando de saída, ou seja: a aplicação tem uma informação, e a exporta;
printIn é uma das inúmeras formas de imprimir um resultado. Essa é bem simples;
() é o sinal em Java que serve para definir parâmetros. O que são parâmetros? Espera aí;
; é a declaração, ou seja, ao digitar ; no fim de uma linha ou método, declaramos que este método está completo e que já terminamos, e podemos passar para outra linha.

Resumindo... exportamos(out) uma informação do sistema(System) e a imprimimos na tela(printIn), mas... imprimimos o quê, afinal?

É aí que vem o papel dos parâmetros. Aqueles parênteses não serviriam de nada sem um texto para ser impresso, então, para imprimir a frase "Olá mundo!", devemos incluir esta frase, nos parâmetros, que ficarão assim:

System.out.printIn("Olá mundo!");

OK, agora incluímos um texto de verdade, e ao fazer o teste(com a tecla F6), dá tudo certo:
Parabéns! Você acabou de imprimir seu primeiro texto em Java!
Agora, vamos tratar de pequenas regras:

  1. Quando quiser imprimir um texto simples, como este, sempre use aspas(""). Caso contrário, o programa interpreta como uma variável de classe, e ainda não tratamos disso;
  2. Sempre que quiser adicionar mais de um texto, coloque nos parâmetros o sinal de "+"(sem as aspas). Ex.: se eu quiser imprimir o texto "Valor: 32" de forma separada, posso fazer assim: ("Valor: " + "32").
Não foi tão difícil, foi? Lembre-se que ainda sou iniciante também e não posso responder a todas as suas dúvidas, mas posso tentar, e isso me ajudará a aprender também.

"Olá mundo!" como String e erros
Agora as coisas se complicarão, um pouco. Vamos criar uma String, que é uma variável de texto. Variáveis nem sempre tem a ver com números, e vamos começar com ela porque eu gosto dela.
Antes de tudo, crie uma linha acima da linha anterior, com o seguinte código:

String frase = "Olá mundo!";

Veja como ficou na imagem abaixo:
Lembre-se que tudo deve ser digitado entre as chaves que ficam depois do public class.
OK. O que fizemos agora?
Criamos nossa primeira variável, a String(que é a variável usada para textos) frase e declaramos que ela é equivalente(=) ao texto "Olá mundo!". Na verdade, você nem precisa utilizar o nome frase. Coloque qualquer nome, afinal a variável é sua, você faz o que quiser com ela(mas saiba que quando chamarmos a variável, usaremos este nome).

Entretanto o método System.out.printIn ainda imprime o texto "Olá mundo!" ao invés da variável frase. Sabemos que os resultados são iguais, mas isso não é o certo, então devemos trocar o método

System.out.printIn("Olá mundo!");


pelo método


System.out.printIn(frase);

O que fizemos? Bom, trocamos a impressão. Agora o sistema não imprime apenas o texto "Olá mundo!", e sim a variável frase. Como é uma variável, não é necessário colocarmos aspas, ou melhor, não devemos colocar aspas em variáveis.

Mas... e se retirarmos a classificação da variável?
Quer dizer, se ao invés de String frase = "Olá mundo!";, eu quiser colocar só frase = "Olá mundo";?
Então, ocorre o principal método de aprendizado nas linguagens de programação: o erro. Diferentemente dos erros para usuários, que são chatos e aterradores, para desenvolvedores, errar é apenas uma forma de testar a qualidade do projeto.

Neste caso, vemos que para criarmos uma frase equivalente a "Olá mundo!", precisamos de fato declarar que esta frase é uma frase, por meio da variável String.

Aprenda a pesquisar sempre que errar, pois um erro é bom para o aprendizado, e além disso, quando consertamos erros, e melhoramos o projeto, estamos fazendo uma refatoração, que é a reajuste de pequenos fatores que tornam o projeto funcional.

Por vezes, o próprio compilador nos diz o que está errado, e apresenta ícones na linha do erro, mas às vezes teremos de tratar de métodos mais complexos que darão problemas diferentes, mas trataremos disso(bem) depois.

Por fim, teste seu código depois que estiver tudo ajustado, e se quiser, brinque um pouco com o que aprendeu.

Comentários

Comentários são ferramentas opcionais. Mas obrigatórias.
Sério. Para quem pretende fazer aplicações para qualquer uso deve colocar comentários indicando passos do desenvolvimento do aplicativo entre as linhas. Há dois códigos que podem ser usados para fazer comentários: o //, e o /*.

// é  utilizado para comentários de apenas uma linha, ou seja, definições básicas.
Já o /* serve para comentários de várias linhas, e você deve programar * no começo de cada linha de comentário(senão, erro), mas o NetBeans faz isso automaticamente para você.

Comentários não precisam de aspas, e não há uma regra que defina algo para eles, mas é bom deixá-los formatados, já que algum dia, alguém terá de fazer a manutenção do aplicativo criado, então é bom deixar detalhes do desenvolvimento explícitos. E não seja egoísta, já que um dia você pode ter que fazer a manutenção de uma aplicação sem muitos comentários e isso pode frustrar.

Por fim, a aula foi longa, mas as outras serão ainda piores. Se gostou, dê um feedback, pois é a primeira vez que faço um tutorial assim, então preciso de dicas, críticas e sugestões. Para a próxima aula, vamos tratar de variáveis. Até lá, leia, treine e tudo mais. Boa sorte com programação, amigo!

Um comentário:

Blood Overlord disse...

Ufa. Deu um trabalhão.

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.