Artigos Downloads Cursos Deutriex

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O LHC e o Apocalipse... será?

Uma das coisas que mais intrigam pessimistas apocalípticos e algumas pessoas leigas desde setembro do ano passado é a possibilidade da criação de um buraco negro que comprimiria a terra numa pequeno espaço do tamanho de uma bola de golfe em menos de 10 minutos.





O LHC (Large Hadron Collider, ou Grande Colisor de Hadrons) é o maior acelerador de partículas já construído pelo homem. Tem 27 quilômetros de extensão, e está situado a 100 metros abaixo do solo, num local onde há fronteira que separa a frança da suíça.

Levou 14 anos a ser construído e é utilizado pelo CERN (Sigla em francês que significa Organização Europeia de Investigação Nuclear). Foi necessário 8 bilhões de dólares para construir o tal acelerador de partículas.

O objetivo deste experimento é desvendar alguns mistérios do Universo, da anti matéria, de possíveis dimensões ocultas do Universo, e principalmente encontrar o bóson de Higgs, proposta inicialmente nos anos 70. Ela seria responsável por dar massa a partículas subatômicas. E com isso, utilizar esses novos conhecimentos adquiridos com a experiência poderão ser um aditivo à tecnologia atual, fazendo que seja possível aumentar a velocidade da Internet (A CERN Criou a Internet atual) por exemplo

Para isso, os cientistas irão recriar as condições iniciais do Universo, no momento da sua grande explosão ("Big bang"). Para o experimento serão necessários dois prótons em direções opostas em velocidades que se aproximam muito da luz - Cerca de 300.000 qm/s. Essas partículas terão seu feixe alterado por dois ímãs para finalmente colidirem e criarem novas partículas de matéria e anti matéria.







Reprodução audiovisual da perspectiva sobre o LHC segundos os pessimistas e/ou apocalípticos

Agora, há uma suspeita que essa colisão entre os prótons irá liberar uma energia de 14 TeV (Teraelétrons-volt), além de uma possibilidade de criações de buracos negros com 1 attômetro de diâmetro (10-18 metros), muito instáveis, que decairiam em outras partículas e radiações em 10-27 segundos, tempo insuficiente em atrair mais matéria para si e crescer para ficar macroscópico a fim de expandir cada vez mais até comprimir toda a massa da terra em um local muito minúsculo, do tamanho de uma bola de golfe. Essa lei de decaimento foi proposta por Stephen Hawking, que diz que quando menor for o buraco negro, mais facilmente ele decairá devido à grande densidade de energia existente no buraco negro, que faz que parte dela seja convertida em novas partículas que levam consigo energia, que como resultado diminuem a energia do buraco negro e instabilizam, fazendo o mesmo evaporar, mas muitos críticos argumentam que isso é hipotético e nunca foi testado.

Mesmo que o buraco negro criado no tubo cirular do LHC desobedecer a lei de Stephen Hawking, como ele foi criado numa velocidade próxima à da luz, em menos de um segundo escaparia do tubo circular do LHC e seria lançado no espaço, não oferecendo risco à humanidade, mas alguns buracos negros, segundo novamente os críticos poderão ter sua velocidade reduzida drasticamente, a ponto desta velocidade ser inferior à velocidade de escape do planeta Terra (11,87 km/s).

Então, ele seria atraído para o centro do planeta, mas continuaria passivo. Pois em dimensões sub atômicas onde o mesmo se encontra (10-18 metros), ele demoraria oito dias de viagem para encontrar sua primeira partícula pequena para sugar para dentro de si e aumentar sua massa, uma vez que buracos negros só conseguem atrair massas menores do que ele e que nessa ordem de grandeza, o mundo é muito vazio.

Os otimistas alegam que seriam necessários 10 bilhões de anos para que os mini buracos negros criados no acelerador de partículas LHC consigam engolir 1mg (10-3 gramas) de matéria. E ainda complementam que esses mini buracos negros quânticos são criados em altas camadas da Terra com colisões de raios cósmicos, que acontecem frequentemente, e que estão acontecendo agora (E como podem ver, nada aconteceu).

Outro receio é a criação de stranglets, que podem criar um campo gravitacional e dizimar a Terra, mas essas partículas não passam de teoria. Além disso, os idealizadores do projeto possui forte argumentos de convecção para afirmar a segurança do projeto. Ele também tem argumentos para destruir qualquer hipótese de catástrofe global irreparáveis, desde as mais simples até as mais bizarras

Antes que a experiência fosse feita, dois homens (Luis Sancho and Walter Wagner), abriram um processo no Havaí contra a CERN devido à um suposto risco oferecido pelo acelerador de partículas, mas o mesmo não foi acatado devido ao mesmo não ter fundamentos científicos e não ter sentidos. Além do mais, forte argumentos de convecção foram ditos pelos idealizadores dos projetos refletindo que a experiência não causará dano algum ao planeta Terra e a humanidade. Argumentos adicionais foram incluídos para desfazer e invalidar a possibilidade de um simples apocalipse até os mais bizarros

Retomando o assunto da experiência, a experiência está sofrendo várias delongas devido à algumas falhas, como o vazamento de hélio líquido, necessário para simular a temperatura do universo (-271 °C). A experiência foi adiada para meados de 2009, mas outra falha - o desalinhamentos de tubos em alguns lugares fez que os cientistas preocupassem em gastos de manutenção - A próxima tentativa da experiência será em Outubro de 2009 ou mesmo em 2010.

Quando à experiência, não há o que temer com ela, pois ela tem o objetivo de beneficiar tanto a ciência, quando a humanidade, com novas descobertas que irão ser acrescentadas à tecnologia humana atual para melhorar nosso modo de interação com o mundo. Os riscos aparentes, que tem valor impactante mostruosos de forma superficial são completamente aniquilados se conhecendo os mesmos na sua essência. Uma coisa é que se fosse tão fácil criar buracos negros como muitos estimam nas primeiras vezes, simplesmente os cientistas da CERN não teriam gastos anos e bilhões de dólares e euros para construir o maior acelerador de partículas do mundo.

Bibliografia



» SoftPedia (EN-us)
» Uma questão no Yahoo! Respostas postada por um temoso sobre os supostos perigos do LHC(PT-br)
» De Rerum Natura (Sobre a natureza das coisas) (PT-pt)

2 comentários:

David Camargo disse...

Bem, eu acompanho essa história e posto no mew blog desde o início tbm.

Sejamos sensatos. Ql cientista iria criar uma máquina que o mataria e a humanidade tda? Eles estudaram durante anos a fio pra prever os acontecimentos possíveis. E nda estará tão fora dos parâmetros assim!

Nada com o blog ou o post, pelo contrário. Esse papo de buraco negro q é absurdo! Um buraco negro se forma apenas com massa 3x maior q a do Sol gnt. Olha q eu gosto de astronomia e sei oq eu to dizendo ein.

abraço a tds.

Danilo disse...

o loco meu
é cada loucura que o homen faz

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.