Artigos Downloads Cursos Deutriex

sábado, 8 de agosto de 2009

Khronos prepara padrão de aceleração tridimensional para a Internet

Após o anúncio do OpenGL 3.2 e de mais detalhes sobre o OpenCL, a organização está trabalhando em aceleração tridimensional para a Internet.



O grupo de trabalho foi renomeado para WebGL, e está desenvolvendo códigos JavaScript para o OpenGL ES 2.0 para ativar belos gráficos tridimensionais dentro de um navegador, em qualquer plataforma que suporte os padrões gráficos OpenGL ou OpenGL ES. Esta tecnologia também tirará proveito da especificação HTML 5.

O WebGL trabalhará com o OpenGL ou OpenGL ES e deverá funcionar tanto em computadores convencionais quanto em dispositivos portáteis, como o iPhone 3G S. O presidente da Khronos, Neil Trevett, disse que não deseja falar sobre os planos da Apple, mas a especificação será perfeitamente possível de ser adotada no iPhone caso a Apple querer.

O grupo de trabalho WebGL engloba parceiros como a AMD, Ericsson, Google, Mozilla, Nvidia Opera, ou seja, os navegadores Chrome, Firefox e Opera terão a tecnologia. A Microsoft não é um membro do grupo Khronos, mas Neil afirmou que o grupo irá incentivar a empresa a adotar o HTML 5 e WebGL no Internet Explorer.

Nil também disse que o grupo está tendo bons resultados e progesso, e as primeiras implementações devem aparecer no início da próxima década. Questionado sobre os tipos de aplicativos que poderão usufluir do WegGL, Neil afirma que o grupo Khronos precisa esperar por protótipos antes de ter uma "boa sensação de quão complexo pode ser o aplicativo programado em JavaScript". Desde há, é bom adiantar que podemos ver nos navegadores, jogos com gráficos tridimensionais tão bons quanto os nativos.

Créditos: Fórum Guia do Hardware

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.