Artigos Downloads Cursos Deutriex

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vamos reunir todos os pôstes que falam sobre recursos copiados de outros programas pela Microsoft, numa nova série chamada "Original Things Advantages" (Vantagens de coisas originais), no mesmo estilo do "Windows Genuine Advantage". Aqui reuni algumas coisas que a Microsoft copiou no Windows NT's 6.x. Vamos trazer também vídeos do YouTube, e imagens, além de ligações para pôstes já publicados anteriormente no blogue.



Para começar, aqui está um vídeo gravado durante o evento WWDC (WorldWide Develop Conference de 2006) promovido na Apple em 2006, na época onde o Windows Vista estava na versão beta 2. Steve Jobs começa a falar, enquanto convida o vice-presidente da Apple que explica detalhe por detalhe cada coisa CLONADA pela Microsoft:







No final, ainda cita problemas crônicos do Windows Vista, inexistentes no MAC, que a Microsoft deixou de copiar (Registo, Inferno das DLL's e a ativação, coisa que no sistema da Apple não existe, mas no mundo obscuro de Redmond, isso existe desde 2001, com o Windows XP). No final, é dito uma frase filosófica, que tem muito a ver com a realda da Microsoft.

Há ainda um outro vídeo de um crítico que tenta provar que a Microsoft NÃO copia recursos do Mac OS X, mas vendo só as imagens (This video is only in English, with no subtitles) [curiosamente] dá para perceber mais recursos copiados:







Na verdade, quem argumenta que o Windows não copia recursos, não consegue provar muita coisa, e seus poucos argumentos não tem força de convencimento.

Uma nota: Windows NT 6.x refere-se aos Windows Vista (Windows NT 6.0) e 7 (Windows NT 6.1)

A seguir, uma lista da maioria dos recursos copiados do MAC para o Windows:



» Windows Aero: Cópia discreta do suporte à transparência nos Linux (De versão 2004 a recente)
» Pesquisa instantânea no cardápio iniciar: Cópia muito descarada do mesmo recurso no Spotlight (Contraargumento: A Microsoft pôs a pesquisa no canto inferior esquerdo, enquanto a Apple pôs no inferior direito)
» Super barra: Cópia da Dock do MAC, do KDE e do AMIGA OS 3.1, sendo estupidamente parecido com barra do Conectiva 10, feito em 2004 e do (Desconhecido) AMIGA OS



» Espetáculo de imagens ("Slideshow"): Recurso plagiado do KDE 3.5+
» Barra pesquisar no Internet Explorer 8: Plágio do Firefox 2.0 (Recurso) e do Chrome (Posição)
» Miniatura de tamanho redimensionável: Plágio do MAC OS X, que tem a MESMA função (Para dar uma desfarçada, a Microsoft pôs o suporte de ícones 256x256, enquanto no Mac dá para colocar até 128x128)
» Jogo "Chess Titans": Copiou quase todas as características do seu equivalente no MAC OS X, apenas com o diferencial de ter uma aparência diferente
» Abas: Recurso roubado do Firefox 1.0, desde 2005 (Uma curiosidade é que foi só no Internet Explorer 7 e no 8, como uma estratégia de conquistar mercado, mas os usuários foram mais espertos e preferiram o original, não a SÓSIA; Esqueceram de pôr o recurso também no Windows Explorer)
» Suporte a miniaplicativos: Os dois (Windows NT 6.x, MAC OS X) têm, mas a Microsoft, para inovar, usou o nome de "Gadgets", e a Apple "Widgets", mas ambos tem a mesma função (Os defensores da Microsoft, dizem que não)
» Windows Calendar: Cópia muito evidente do seu equivalente no MAC (iCal)
» Suporte a RSS: Fizeram isso só no Internet Explorer 7, recurso copiado do Safari. Não implementaram também em seus clientes de correio eletrônico (Windows Mail), o que no MAC TEM
» Windows Flip 3D: Cópia descarada do Exposé (O nome do mesmo recurso no MAC)

Resultado



Recursos plagiados no Windows Vista: 9
Recursos plagiados no Windows 7: 12

Conclusão: Chege à ele por você mesmo! Vamos exigir que a Microsoft pague royalties para a Apple e para Free Software Fondation! Como disse o vídeo do WWDC 2006: Se você não pode inovar, você nunca será tão bom quanto o original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.