Artigos Downloads Cursos Deutriex

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Três anos de Windows XP

Hoje já faz três anos do primeiro uso do Windows XP, que foi contabilizado como o começo da Deutrix. Na verdade, surgimos em Maio de 2006, com um computador com Pentium III 650 Mhz, 64 MB de RAM e 3 GB de HD (5400 RPM) com Windows 98. Ficamos aproximadamente um mês com o Windows 98, para que no dia 18 de Junho de 2006, numa tarde de domingo, quando estava passando copa do mundo na TV nós instalemos o Windows XP, já com 128 MB de RAM (O Windows XP não roda apenas com 64 MB de RAM em situações normais).



Quando instalamos o Windows XP, ele já ocupava mais de 2 GB do pobre e pequeno HD, ficando com apenas 39% livres para instalar programas e salvar arquivos. Ele foi o sistema operacional que nos acompanhou nos primeiros momentos de existência. O uso da Internet veio em Julho de 2006, com o uso de uma Internet discada de 56 kbps com o provedor IG.

Mas devido à baixa configuração do computador, o sistema (como era de adivinhar) era muito lento, demorava para iniciar e desligar e às vezes, fechava programas de forma inconveniente. Na época, pensei em voltar para o Windows 98, pois na época, não estávamos dispostos de comprar outra máquina ou ter comprar uma nova até 19 de Outubro de 2007. No dia dez de outubro de 2006, postamos este pôste no Guia do Hardware, desabafando. Na época, ficamos até desacreditados no sistema.

E devido à baixa configuração do computador, era proibitivo a posse de aplicativos gráficos e animação, muitos utilizados hoje para poder confeccionar um visual do blogue ou dos programas Deutrix. Como aplicativos gráficos, só era utilizado o Microsoft Paint e o Microsoft Photo Editor. Curiosamente, a pequena máquina saia melhor na execução do programa Celestia do que na atual configuração, 8x superior à do velho computador, e que roda apenas com sete quadros por segundo.

Em 19 de Outubro de 2007 prosseguimos com o uso do Windows XP SP2, até o dia 20 de Maio de 2008, quando foi declarado a instalação em parelelo do Windows Vista, do Windows XP SP3 e do Kurumin Linux. Em 2008, começamos com o modificar da área de trabalho: Habilitamos vários temas para camuflar o azulado do Windows, até deixar ele (quase) parecido com o Windows Vista

O Windows XP SP3, o último SP lançado pela Microsoft, funcionou até Março de 2009, até numa tentativa frustada de corrigir vários problemas inconvenientes (A restauração do sistema não funcionava, não instalava o IE, nem o WMP, e o navegador, se abria, não executava códigos JS). Hoje, reside em seu lugar a BSOD OS (Sistema Operacional da Tela Azul da Morte), que, numa frustada tentativa de iniciar o sistema, a Tela Azul da Morte é exibida. Mas hoje, no momento de três anos de Windows XP, já com o CD de instalação riscado, o Windows XP ainda sobrevive morando no cão (Windows Vista, que seu uso tornou-se obrigatório para nossa sobrevivênvia) em forma de VHD, que está funcionando muito bem com o Service Pack 3 e Internet Explorer 8.

Está dada a homenagem para o mais longo e bem feito sistema da Microsoft, feito em Outubro de 2001 e que, desde 2004 é elogiado por todos pela sua leveza e praticidade. Teve três pacotes de serviços e por ser um sistema muito difundido e satisfatório para usuários de computadores, seu uso extenderá até para o final da década de 10 para os usuários e terá suporte até para Abril de 2014. Antes Xingado e odiado, agora é idealizado e exaltado por nós ou por quem já usa Windows XP desde o início

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.