Artigos Downloads Cursos Deutriex

domingo, 6 de setembro de 2009

Quando o NTFS vai ter um sucessor?

Desde quando o Windows NT foi lançado, ele trouxe consigo o sistema de arquivos NTFS, que trouxe consigo muitas inovações, como armazenar arquivos com mais de 4 GB e gerenciar a segurança e criptografia dos arquivos, mas a pergunta não cala, pois estamos em 2009 (13 anos após o lançamento do Windows NT) e o mais novo dos Windows ainda usa o sistema de arquivos NTFS.



Mas, desde os anos 90, a Microsoft designava um novo sistema de arquivos que era conhecido como "Object File System", com objetivo de relacionar os dados de forma eficiente. No ano de 2001, a Microsoft pretendia criar um sistema operacional completamente diferente do Windows XP, que incluiria várias tecnologias ausentes no mesmo.

A ideia foi posta em prática no desenvolvimento do Windows Longhorn. Na Professional Developers Conference 2003, quando o Longhorn estava na compilação 4051, o sistema de arquivos tinha o nome de WinFS (Windows Future Storage). O WinFS é um sistema de arquivos relacional, cujo se fosse implantados nos Windows atuais, os programas não precisariam incluir complexos algoritmos de pesquisa de dados, metadados, trilha, setor, cabeça, ou pesquisa de arquivos, basta apenas o título da informação que o sistema de arquivos faz o resto.

Mas a ideia começou a entrar em decadência, pois a Microsoft percebeu que o WinFS é cerca de 40% mais lento que o NTFS. O WinFS tornou-se um produto separado para depois tornar-se descontinuado em 2006.

A partir de em diante, A Microsoft abandonaria suas uma das suas grandes ideias para o sucessor do Windows XP e fortaleceria a Apple com seu mecanismo de busca denominado "Spotlight". O Windows Vista continuou vindo com o NTFS, assim como seu sucessor, o Windows 7. Só o tempo dirá se teremos o WinFS ou outro sistema de arquivos revolucionários que venha a substituir o bom e velho NTFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.