Artigos Downloads Cursos Deutriex

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Qual é a melhor versão do Windows para cada utilizador e situação?

Qual é a melhor versão do Windows para cada utilizador e situação?

Recentemente, percebi que o ser humano é o ser de raciocínio mais complexo que os demais seres juntos. Os utilizadores do Guia do Hardware afirmam que o melhor sistema operacional é o Windows XP, enquanto os donos de blogs na WordPress.com afirmam que o melhor sistema operacional é o Windows Vista.



Hoje, dependendo de cada perfil de utilizador, e de cada configuração, uma versão do Windows pode ser mais adequada para uma pessoa e para outra uma outra versão do Windows.

Situações que tem compensação em usar o Microsoft Windows 2000

* Em computadores com poucos recursos
* Em sistemas de administração

O Windows 2000 é baseado no Windows NT 4 e no OS/2, Foi lançado em Fevereiro de 2000, E trás o Microsoft Internet Explorer 5.0, Windows Media Player 6.4, Novo recurso ‘Gerenciador de Tarefas’, além de trazer as diretivas de grupo, que permite a um administrador limitar o uso do computador por parte dos demais utilizadores, O recurso proteção de ficheiros de Sistema, que permite recuperar um ficheiro excluído por um software ou pelo utilizador do sistema na pasta Dllcache. O Windows 2000 manteve o sistema de ficheiros NTFS, que tenta recuperar dados em casos de falhas e oferece suporte a criptografia e cota de disco. O Windows 2000 necessita de, pelo menos 64 MB de RAM para funcionar.

Situações que tem compensação em usar o Microsoft Windows XP

* Em computadores domésticos
* Em sistemas de administração*

O Windows XP é baseado no Microsoft Windows 2000, Foi lançado em Outubro de 2001, é considerado como atualização do mesmo, e não como uma nova geração do Windows. E tem como principal destaque os recursos que refletem ao uso doméstico. Vem com o Windows Movie Maker 2.2, Microsoft Internet Explorer 6.0, Windows Media Player 9.0, E novos recursos visuais, como o Windows Luna. Na versão Professional, o Windows XP possui os mesmos recursos do Windows 2000 (Novo recurso ‘Gerenciador de Tarefas’, além de trazer as diretivas de grupo, que permite a um administrador limitar o uso do computador por parte dos demais utilizadores, O recurso proteção de ficheiros de Sistema, que permite recuperar um ficheiro excluído por um software ou pelo utilizador do sistema na pasta Dllcache), * o que para uso profissional não compesaria, já que os recursos de segurança e administrativos do Windows XP eram basicamente são os mesmos que o Windows 2000, Uma vez que o Windows XP necessita de mais recursos de uma máquina, um processador de 400 MHz e 128 MB de RAM e 1,5 GB de espaço em disco para poder funcionar. O Windows XP teve bom conceito em 8 de agosto de 2004, Quando a Microsoft anunciou o Service Pack 2, que além de corrigir erros, ele era o único que acrescentou recursos de segurança e compatibilidade em um sistema operacional, dando suporte à redes sem fio, Bloqueador de pop-ups para o Internet Explorer, Nova central de segurança, Verificador de assinaturas digitais, entre outros, Se avantajando em quesitos de segurança que seu antecessor. O Windows XP, apesar do Windows Vista, é mais popular no meio comercial devido de ser um sistema estável, leve e seguro, que não necessita de máquinas com configuração avançada.

Situações que tem compensação em usar o Microsoft Windows Vista

* Em computadores domésticos (de última geração)

O Microsoft Windows Vista foi desenvolvido desde 2002, pela equipe Microsoft. Na época de seu desenvolvimento, O Windows Vista tinha o codenome Longhorn. O lançamento do Windows Vista foi previsto para 2006 anteriormente, mas acabou sendo lançado em Fevereiro de 2007 devido a um atraso. O Windows Vista foi o que mais sofreu metamorfoses, são 3.400 versões de desenvolvimento no longo Intervalo do Windows XP e Windows Vista. O Projeto continuou avante até Setembro de 2005, quando os programadores acharam que o código-fonte do projeto ficou muito complexo, e o presidente da Microsoft, na época Bill Gates, irritou-se contra os 4 mil programadores e o código-fonte de três anos de trabalho foi deixado de lado. Durante seu desenvolvimento, muitas promessas por parte da Microsoft durante o desenvolvimento do Microsoft Windows Vista não foram cumpridas, como o novo sistemas de ficheiros WinFS, que foi deixado de lado, pois a unidade formatada ficava cerca de 40% mais lenta que o sistema de ficheiros antigo e a promessa de jurar que o novo Windows inicializaria em apenas dois segundos, como uma televisão comum. Com isso, não daria para recomeçar tudo outra vez. Para dar tempo de apresentar o Windows Vista em 2007, A Microsoft resolve fundir o Windows XP com o projeto Longhorn, e os programadores na área do XBOX 360, Console de Vídeo game da Microsoft foram convocados a se unirem com os programadores do Windows, em março de 2006, para agilizar no desenvolvimento final. Depois de lançado, muitos utilizadores ficaram indignados com sua incompabilidade com os programas e recursos polêmicos, como a nova proteção do Windows (Controle de Conta de utilizador do Windows). O antigo recurso proteção de ficheiros de Sistema, do Windows 2000/XP foi substituído pelas permissões de acesso/manipulação de pasta, na qual, proíbe ao utilizador e ao software a manipular os ficheiros de sistema, não sendo mais necessário o armazenamento em cache. O Vista possui o recurso ReadyBoost, que usa um dispositivo USB como memória RAM. Na parte de entreterimento doméstico, o Windows Vista, nas versões Home Premium e Ultimate possui o Windows Media Center, A central de entreterimento do Windows, Windows Photo Gallery, Windows DVD Maker, Windows Movie Maker 2.6, que permite a criação de ficheiros no padrão Windows Media Vídeo de alta definição (“WMV HD”), Novos jogos, Além das versões recentes do Windows Internet Explorer 7 e Windows Media
Player 11. O Windows Vista vem com o recurso visual Windows Aero, que incementou novos recursos, como ver janelas em miniaturas ao passar em uma janela minimizada, o Flip 3D, Uma forma tridimensional do antigo Alt+TAB, Aprimoramento da pesquisa de ficheiros. O Windows Aero agora inclui gráficos semitransparentes, mas isso dependendo da placa de vídeo, avaliado em 64 MB (Resoluções inferiores) até 256 MB (Resoluções superiores), 1 GB de Memória RAM, além de pelo menos 15 GB em espaço em disco, e um processador de, pelo menos 1 GHz. O Recurso, apensar de reforçar o nome do sistema operacional, deixa-o mais instável, tornando o kernel do Windows mais vulnerável a falhas, aumentando o risco da aparição não esperada da Tela Azul da Morte (Uma mensagem de erro de parada do Windows que sempre aparece quando qualquer erro grave no kernel for detectado e que o PC não pode mais ser usado por precaução)

Sempre que uma nova geração do Windows é divulgada, a mesma movimenta o mercado a produzir hardware apropriado para a mesma. Isso nunca é exceção. Quando a Microsoft terminar de desenvolver o Windows 7, o mesmo exigirá mais recursos de hardware que a versão atual do Windows, ou Windows Vista. No começo, poucos tem um PC que atende aos requisitos do novo sistema, mas com o movimento do mercado em relação aos requisitos do sistema, os computadores irão ficar cada vez mais obsoletos, obrigando ao utilizadores a se atualizar a comprar um novo PC que atenda ao requisitos do novo sistema.

Mas cada nova versão do Windows leva tempo para ser reconhecida. No caso do Windows XP, foi necessário 2 anos e 10 meses para conseguir ter mais revelância e compensação que sua versão anterior, lançado em 2000. Não é a hora de migrar para o Windows Vista, ele tem certo tempo para aprimorar-se com as atualizações e Services Packs. Ele ainda está muito problemático e um bom Sistema Operacional não deve ser problemático. Por isso que as empresas ainda preferem o uso do Windows XP. O uso do Windows Vista é mais indicado para entretenimento doméstico. As novas tecnologias de segurança, mesmo sendo considerada como superior ao Windows XP ou Windows 2000 prejudicam a experiência do utilizador em relação ao sistema, o que é justamente ao contrário no Windows XP. Para computadores com menos recursos ou para utilizadores menos experientes e que usam o computador em curto prazo, o uso Windows XP ainda é altamente recomendável. O uso do Windows 2000 é recomendável para empresas na área de administração, que querem um sistema seguro, leve e eficiente em uso corporativo entre muitos computadores interligados em rede. Na maioria dos casos faz mais sentido usar o Windows 2000 que o Windows XP em meio corporativo. O uso do Windows XP (Service Pack 2 ou 3) só é indicado caso alguma rede sem fio ou quem é mais precavido com a segurança interna do sistema, com a nova central de segurança e as configurações aprimoradas do Internet Explorer e do Outlook Express, lembrando que o Windows XP necessita o dobro do requerimento que o Windows 2000 requer para funcionar

3 comentários:

maxmanapple disse...

Preciso de ser esclarecido de uma coisa. O Windows Millenium é assim tão mau como dizem?

kenesds disse...

Simmmmmmmmm, é ele é muito mau!!

ele é o bicho papão, uuuuuuuuuuuuu
Cuidadoooooooooo

kenesds disse...

Simmmmmmmmm, é ele é muito mau!!

ele é o bicho papão, uuuuuuuuuuuuu
Cuidadoooooooooo

Cuidado com o Me

Postar um comentário

 


© Copyright 2006 - 2014 Deutriex.